Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Consumo 19 KM/L - O Retorno

Refiz o trajeto de 90 KM  o qual consegui anteriormente 19.6 KM/L nas mesmas condições.
Dessa vez consegui 19.0 KM/L pelo computador de bordo. Contudo irei encher o tanque novamente (que está quase cheio, na mesma bomba e com desligamento automatico da bomba) e averiguar a medição do programa Acar. Se ficar próximo ao computador de bordo ficarei muito satisfeito.
Tão logo irei postar esse resultado. Estou ansioso.

Sobre o estilo de direção baseado na rotação, vejam esse link:
Acelerador a fundo em baixa rotação traz, sim, menor consumo
E o trecho abaixo do link acima:
Ocorre que há dois modos de extrair a mesma potência de um motor: com maior rotação e borboleta menos aberta, ou com menor rotação e borboleta mais aberta. Se determinado carro precisa, digamos, de 30 cv para se manter a 120 km/h, esta potência pode ser obtida -- hipoteticamente -- a 3.500 rpm em quinta marcha, com maior abertura de borboleta, ou a 4.300 rpm em quarta, com menor abertura. Como no primeiro caso as perdas por bombeamento são menores, o consumo será também menor.


Hum... é exatamente o oposto que eu intuitivamente pensava. Achava que quanto mais pisava no acelerador mais gastava. Pelo visto o mais correto é quanto mais rotações mais se gasta. Acho que faz sentido haja vista os resultados de consumo que tenho conseguido com esse estilo de direçao diferente.

Fiz um pequeno teste:
Numa subida bem ingrime a uma velocidade 80 km/h constante (nao me lembro ao certo) de quinta marcha a rpm perto de 2500 - consumo instantaneo (pelo computador de bordo) ia caindo ate ficar entre 8.5  e 8.8 km/l. Depois reduzi a marcha para quarta, mantive os 80 km/h e o rpm foi mais de 4000 (eu acho) e o consumo foi caindo ate ficar entre 7.7 km/l a 8.0 km/l.
O problema é que tudo aconteceu tudo rápido... preciso repetir esse teste para ter mais certeza.

Atentendo a pedidos, irei postar fotos e fazer um pequeno review... aguardem.

3 comentários:

  1. Excelentes observações, Hildo. Sempre fui fã das baixas rotações. Aguardo as fotos. Abraço e continue informando-nos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, vou postar fotos no sábado... Abraço

    ResponderExcluir
  3. Belo Horizonte/MG - Comprei um Grand Siena Essence 1.6 - O consumo está um absurdo 8,3km/l rodando na cidade e 13,5km/l na estrada. Esse carro é um beberrão.....

    ResponderExcluir